Passatempo: ocupação do tempo com o que dá prazer, com vagar e sem exigência de grande esforço; aquilo em que as pessoas se ocupam em tempo de lazer; que serve de entretenimento; de distracção, que ajuda a passar o tempo de forma agradável
Projecto: o que se pretende fazer; empreendimento que alguém se propõe levar a cabo dentro de um determinado esquema e visando objectivos bem definidos; traços ou ideias mais ou menos pormenorizadas de um trabalho que se pretende realizar=plano;
Dicionario da Academia das Ciências
Os CTT lançaram, pela mão do seu departamento de marketing, o Passatempo "aqui há selo".
Nele pretendem obter do maior número de pessoas possível a sugestão de temas para os selos a emitir pelos CTT.
Como estratégia de marketing tem a sua eficácia, porque ao permitir o envolvimento das pessoas na decisão, e oferecer-lhes a oportunidade de sugerirem ideias, obtêm uma série de sugestões preciosas a custo zero (mas que sendo dadas de boa vontade não se pode dizer que sejam usurpadas) e uma divulgação alargada do produto, pelo envolvimento dos "amigos do proponente" na votação.
Mas podendo ficar por aí na participação pública, o Gabinete de Marketing decidiu alargar o Passatempo até à fase de Projecto do próprio selo (ponto 3.4 do Regulamento que se pode ler em http://aquihaselo.com/regulation.aspx), sugerindo a apresentação de propostas criativas. Por qualquer pessoa que sinta ter em si uma ideia ou uma imagem que se possa transformar num selo. Ideias essas que podem vir a ser modificadas total ou parcialmente. E sem garantia de virem a ser executadas.
E aí é que reside o equívoco do Gabinete de Marketing.
É que isso é tudo menos projecto e chamá-lo como tal induz as pessoas em erro.
Um projecto implica uma determinação, um plano e conhecimentos.
Os CTT, que dispõem de um Gabinete de Design, deveriam saber melhor do que ninguém que questões como os métodos de reprodução e suas questões técnicas e restrições, a legibilidade da informação num campo de intervenção tão pequeno, as questões relativas à composição dos elementos e suas hierarquias, a oportunidade de criar uma colecção, etc. não são coisas que se ataquem com displicência.
E daí o perigo das iniciativas isoladas dos Gabinetes de Marketing, que confundem projecto com passatempo!
MO
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